segunda-feira, 1 de outubro de 2012

MEUS PERSONAGENS PAULISTANOS



Podia partir de Nova York, Shangai, Tóquio… Mas partiu de São Paulo.
Podiam ser parisienses, londrinos, moscovitas… Mas são paulistanos.

 Sou carioca, seria mais fácil situar meus personagens no Rio. Só que não estou em busca de facilidades, pelo contrário, adoro desafios. E não há qualquer irresponsabilidade em minha escolha, tenho extenso currículo de ponte aérea, trabalhei durante muitos anos lá e cá, conheço bem o espírito da pauliceia, e sei o quanto esse espírito está conectado com o momento Brasil Bola da Vez. Claro que há um motivo maior por trás da minha decisão: a história. Um livro que lida com a babelização, perdão, com a globalização, tem que partir obrigatoriamente de nossa metrópole mais destacada no cenário econômico planetário. É pra estar ali, ombreando com os grandes centros decisores do mundo, duelo de gigantes, não dá pra vacilar, tem que escalar nosso campeão dos pesos pesados. Oh, yes, nós temos Babel! E não se trata exatamente de um lugar, é um jeito de lidar com as expectativas, com os outros, com a vida. Impossível de localizar no GPS, está por aí, sobrevoando a gente o tempo todo, vive dentro de personagens como Douglas, Amanda, Guilherme, Ismênia, Victor, Valéria, Júlia, Cíntia, Ingrid, Ludmila, Laurent, Paula. Babel está instalada em nossas cabeças, é uma epidemia global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário