quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

ESBOÇOS PARA UM ANO SEM OSCAR



Jantando com amigos norte-americanos ligados ao Museu de Arte Contemporânea de Chicago, fui perguntado sobre a existência no Brasil de correntes arquitetônicas divergentes de Oscar Niemeyer. Como assim? A pergunta me pegou no contrapé. Parece tão unânime, esclareceu o "my friend", tudo o que é glorificado na arquitetura brasileira vindo da mesma cabeça? Havia admiração sincera em seu questionamento e, como todo bom questionamento, me fez refletir. Faltavam poucos dias para o final de 2012 e nossa unanimidade arquitetônica havia acabado de nos deixar. Perdemos uma referência-chave, logo agora que as referências parecem escassear tanto quanto o oxigênio e a água do planeta.
Durante o jantar, a conversa girou prioritariamente sobre arte brasileira. Os amigos tinham vindo até aqui só para apreciação artística, dividindo sua viagem em três etapas: Inhotim, São Paulo (com atenção especial à Bienal) e Rio de Janeiro. Esmiuçavam estilos, buscavam a alma de nossa criatividade. Foi uma refeição e tanto, onde junto com a comida mastigamos generosas porções de ideias e compartilhamos boas risadas.
Nos despedimos com votos de Feliz Ano Novo, eles voaram de volta pra casa, assim como voaram os diazinhos que faltavam pro Réveillon. O fim do mundo novamente virou piada, a centenária Canô nos deixou no Natal, como se só tivesse esperado a partida de Niemeyer para ganhar dele na corrida pelos 105 anos, enquanto Gilberto Gil e Stevie Wonder enchiam as areias de Copacabana com sua magia, deixando acesos os estopins do foguetório que aconteceria na semana seguinte, e 5, 4, 3, 2, 1... pow-pow-pow... cá estamos nós em pleno Ano da Serpente. Dizem que é um ano de mudança de pele, de fase, de perspectiva. Dizem um monte coisa, porque dizer sempre foi fácil, não custa nada etc. Mas ninguém se arrisca a indicar novas referências, a palpitar sobre quem vai cuidar das linhas sinuosas que nos aguardam pelo caminho.

2 comentários:

  1. Oi Adilson!!

    Procurei seu nome no Google e acabei descobrindo o seu blog. Acabei de assistir ao documentário Muito Além do Peso e gostaria de parabenizá-lo pelas sensatas colocações que compartilhou no vídeo. Essencial para contrapor algumas ideias que me pareceram bastante equivocadas...

    Não conhecia seu trabalho, com calma vou futucar o seu blog!

    Att.,
    Camila Lisboa
    www.beijonopadeiro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Que vexame só ter visto seu comentário agora. Desculpe a demora, sou enrolado demais com esses instrumentos tecnológicos.
      Obrigado pelo comentário. Acabei não vendo o filme, não sei como editaram minha fala, mas receber um feedback positivo como o seu é um ótimo sinal.
      Abs!

      Excluir